sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Metamorfose

Metamorfose é a transformação metabólica e anatômica que insetos, anfíbio e moluscos sofrem no transcorrer de seu ciclo de vida. A metamorfose está ligada ao tipo de desenvolvimento, deste modo, temos o desenvolvimento direto, onde os animais nascem semelhantes ao adulto da espécie, apresentando assim uma forma definida logo ao nascerem. Por outro lado, o desenvolvimento indireto os animais sofrem metamorfose e  o indivíduo ao nascer difere da forma adulta.

A metamorfose pode estar ligada a mudança de hábito ou habitat. Deste modo, as mudanças podem estar relacionadas ao meio, por exemplo girinos vivem exclusivamente na água diferentemente dos adultos que podem viver em meio terrestre, além disso mudanças morfológicas, bem como o hábito alimentar mudam completamente.



No caso dos insetos, a ocorrência da metamorfose e o tipo da mesma é utilizada como categorização, assim, segundo Krukemberghe Fonseca,  temos:

Ametábolos (sem metamorfose) → neste grupo o desenvolvimento é direto, ou seja, sem estágio larval. A partir da eclosão do ovo surge um organismo jovem semelhante ao adulto de sua espécie, porém com amadurecimento sexual em formação.
Exemplo: Reprodução das traças.

Hemimetábolos (metamorfose incompleta) → o desenvolvimento é indireto. Do ovo eclode um organismo não tão semelhante ao adulto, chamado de ninfa ou imago, posteriormente se diferenciando em adulto.
Exemplo: Reprodução dos gafanhotos (a ninfa não possui asas, presentes na fase adulta).

Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).
Exemplo: Reprodução das borboletas.


Abaixo um vídeo de Neil Bromhall que mostra uma borboleta monarca emergindo.



Vídeo deVinicius Claudino demonstrando a metamorfose de uma espécie de borboleta.


Por fim, o vídeo de Carlos Eduardo Godoy, demonstrando a metamorfose da rã touro gigante. 



Fontes

http://www.brasilescola.com/biologia/metamorfose-dos-insetos.htm
http://www.infoescola.com/biologia/metamorfose/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioartropodes2.php
http://www.mundoeducacao.com/biologia/desenvolvimento-dos-insetos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário